12.3.07

WORKSHOP DE GUIONISMO EM SETÚBAL EM MAIO 2007
PROGRAMA DO WORKSHOP
"A ESCRITA DO GUIÃO"
OBJECTIVOS através de uma combinação de 8 módulos teóricos e práticos de três horas transmitiremos as noções básicas da escrita de um guião para cinema ou televisão. Cada participante desenvolverá uma ideia própria e terminará o workshop com uma sinopse, a descrição de personagens e uma cena escrita.
DATAS Dois fins de semana em data a marcar durante o mês de Maio.
LOCAL Em Setúbal, possivelmente nas instalações do IPJ.
NÚMERO DE PARTICIPANTES 15
VALOR Cem euros
PRIMEIRO FIM DE SEMANA
Módulo 1
A IDEIA Descobrimos o que é um guião, como encontrar uma boa ideia, a importância do conflito, e a diferença entre story lines, pitches e sinopses. Trabalhamos em conjunto para encontrar uma ideia.
Módulo 2
OS PERSONAGENS Estudamos o protagonista, o antagonista, e os personagens secundários. Vemos como caracterizar e enriquecer os personagens, e como encontrar as suas vozes próprias. Fazemos uma entrevista ao herói da estória.
Módulo 3
A ESTÓRIA Estudamos os modelos de estrutura e aprofundamos o modelo em três actos. Analisamos os enredos principais e secundários, e a diferença entre outlines e tratamentos. Desenvolvemos uma estória com base na ideia encontrada anteriormente.
Módulo 4
PRÁTICA: ANÁLISE DE UM FILME Assistimos a um filme paradigmático dos conceitos apresentados, que seguidamente analisamos e discutimos. Explicamos o trabalho a desenvolver durante a semana - encontrar e desenvolver uma ideia própria.
SEGUNDO FIM DE SEMANA
Módulo 5
PRÁTICA: ANÁLISE DO TRABALHO DA SEMANA Ouvimos uma breve apresentação do trabalho desenvolvido por cada participante durante a semana, que depois comentamos e discutimos.
Módulo 6
OS DESAFIOS DA ESCRITA Analisamos os plot points e as estratégias para manter a estória em movimento. Descobrimos os desafios que se colocam ao guionista em cada um dos três actos, e as estratégias correctas para os superar. Propomos um novo exercício para casa: a reescrita da sinopse.
Módulo 7
AS ESTRATÉGIAS DA ESCRITA Analisamos o formato próprio do guião e vemos como lidar com descrições e diálogos. Descobrimos o que fazer e o que evitar na escrita das cenas, e as técnicas mais efectivas de escrita. Discutimos as diferenças na escrita para televisão e para cinema.
Módulo 8
PRÁTICA: ESCRITA DE UMA CENA Cada participante escreverá uma cena dialogada da sua própria estória, estando o monitor disponível para aconselhamento e sugestões. Terminaremos com algumas noções sobre a importância da rescrita e como apresentar projectos.

PÓS-WORKSHOP O monitor receberá por email as sinopses, descrições de personagens e cenas escritas por cada participante, e fará uma análise comentada de cada projecto.

FORMADOR JOÃO NUNES (João Nunes é guionista e publicitário, trabalhando actualmente como autor associado das Produções Fictícias. Escreveu os telefilmes “Mustang” e “29 Golpes”, e foi co-autor do telefilme “Amor Perdido” e das longas-metragens “A Selva” e “Tiro no Escuro”. Escreveu também inúmeros episódios das séries “O Espírito da Lei” e “Inspector Max”, assim como peças de teatro, curtas-metragens e vários guiões de cinema, alguns dos quais estão em desenvolvimento ou pré-produção.)

incrições: m_elisa_4@hotmail.com