18.9.07

"Quando há um encontro com este, alguns vêm por curiosidade. Não há problema. Ouçam e tirem as vossas conclusões. Algumas pessoas vêm com grandes expectativas. É um erro: não tenho nada para dar. O que tenho para dizer é senso comum. Há quem acredite que o Dalai Lama tem poderes mágicos. Isso é asneira. Alguns até acreditam que tenho poder de cura. Também é asneira."

Tenzin Gyatso

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Falar claro é isto ,o que li ! O que procurarão, o que lhes faltará?
Há tanta literatura de auto-ajuda, tanto mercado espiritual, tantas
terapias e crenças ocidentalizadas! Quem nos salvará ? Do que nos salvará? Ninguém nos mudará a pele, o que encontrará se o fizer ? Perguntas do senso-comum!
cordialmente

setembro 18, 2007  
Blogger Blueminerva said...

Como líder religioso, o Dalai Lama não me interessa nada. Simpatizo sim com a causa política que ele defende.
Bjs

setembro 20, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Caro/a Blueminerva
desenvolva mais um pouco a sua posição---- É possivel?
Como separa as duas esferas , a religiosa da política nos nossos dias e particularmente no caso do D. Lama ? Eu ouço tanta versão ,mas nenhuma me foi apresentada desta forma, contraditória! Ele é tão só a mesma pessoa! Ou a seu ver existe uma pessoa mediática ou mediatizada que nada de relevo disse aquando da sua estada em Portugal, para simplesmente perdurar a mistificação! Parece que estou a dar a resposta, mas não
quero sinceramente ouvi_lo/a....

Cordialmente J. R. M

setembro 22, 2007  
Blogger Blueminerva said...

Caro J.R.M

Na lista de atropelos dos Direitos Humanos no Tibete, quase nenhuma violação escapa: dos assassínio às torturas, das prisões políticas aos trabalhos forçados e condenações a campos de reeducação pelo trabalho, prisões arbitrárias, repressão às liberdades de culto e de religião, restrição à liberdade de movimentos e opressão de minorias.
Lembro-me das manifestações contra as atrocidades praticadas pela Indonésia em Timor e revolta-me que, em situação semelhante, se “feche os olhos” em prol de “boas relações diplomáticas”.
Lamento a cobardia dos líderes políticos, que assobiam para o ar sempre que o Tibete, lhes surge na agenda. Lamentavelmente, haverá sempre tantos pesos e outras tantas medidas...
O rosto mais mediático da causa Tibetana, como é do seu conhecimento, é Dalai Lama, Prémio Nobel da Paz, e não, não lhe foi atribuído o Nobel por ser um líder religioso. Lembra-se de Ximenes Belo? Também ele foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz de 1996, pelo seu trabalho em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste.
Posto isto, espero ter sido suficientemente clara, quando escrevi que, como líder religioso, o Dalai Lama não me interessa nada (que me interessa se o homem é budista ou muçulmano), a minha simpatia vai para o activista e a respectiva causa.
Cumptos

setembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Caro/a blueminerva,
assim sendo e do ponto de vista político D. Lama também não me interessa nada porque no mundo também nada faz e nada denuncia do que tenho lido, de tão vis atrocidades, e ainda ontem houve desfile de protestos de monjes budistas na Birmânia. Nos paises pelos quais vai passando e Portugal incluido apenas vai entregando ornamentos e fazendo elogios baratos a poLíticos autoritários e nos tetejornais ,nada se lhe arranca de substancial,. Nada faz, como hoje
como outros que refere a quem se outorgaram prémios e depressa se esqueceram de que, por exemplo, os resultados eleitorais não foram aceites e a Igreja ou Ramos Horta , nem se pronuncia e o nosso Governo fecha-se em copas ou assobia para o lado. Por isso acho um embuste esta criação ocidental de D. Lama como considero um embuste os prémios atribuidos A Timor que à parte o trazerm para a cena mundial depressa o esqueceram , incluindo o impostor da voz chorada , Xanana Gusmão e seus acólitos. Denunciar a irrelevância dos prémios nobéis é o que se deve fazer e já agora apontar o caso da líder da oposição birmanesa que está á espera que o mundo fale e está calado, não tendo nós tempo de observar o poderá fazer pelos birmaneses ! Eu não vejo nem ouço nada, posso andar desatento , se tiver mais factos indique-me, ficar-lhe-ei grato : porque não me interessam mesmo nada esses srs , que intoxicam a opinião pública com
aparições andando ou dando pelo mundo a rir e nós ouvindo que são os Papas lá do sítio. Por isso
merecem o meu mais profundo repúdio. J.R.M

setembro 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home