18.10.07

Sou apaixonada por esta casa.


Fotografia de Maria Elisa

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

.... é a casa onde viveu Luisa TodY, ao lado havia uma taberna. Está preservada o que existe além da fachada!? Foi o Marquês de Pombal que a mandou construir dado o seu apreço por Luisa TodY . Quase nada conhecemos da cantora Lírica e é uma pena.... é, é bonita a fotografia !

outubro 18, 2007  
Blogger maria elisa said...

Que mais sabe sobre esta casa? Não consigo descobrir nada. É uma maravilha, tenho dezenas de fotografias da casa. Cada vez que lá vou encontro alguma coisa nova.
Onde posso encontrar informação sobre a casa?

outubro 18, 2007  
Blogger Joao Augusto Aldeia said...

Luisa Todi? Creio que não tem nada a ver.
É a Vivenda de N. S.ª do Carmo, moradia de um empresário da pesca, que mandou reproduzir em azulejo fotografias dele próprio, da mulher, da filha e do seu negócio. Parece ser estilo arte-nova, (do século XX, portanto). Já lhe fiz referência no blog Cetóbriga: aqui.

O nome do empresário é conhecido (eu é que não me recordo), e existe uma réplica desta casa, uma maquete em boas dimensões, construída pelo meu sogro José Gregório, em exposição permanente no Museu do Trabalho. A Maria Elisa vai gostar de a ver, pois podem-se observar todas as divisões, vistas de cima. E quando lá for dê um abraço da minha parte à directora, que é nossa companheira na blogosfera sadina.

outubro 18, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Já não conheço nada de Setúbal!!!!
Já não me sei situar no espaço geográfico-histórico da cidade e sinto pena. Fiz uma leitura errada , aparente, por cor e por material...
Venha agora a casa de Luisa Tody guardada pelos setubalenses na sua memória histórica.
A casa foi construída de raiz ou foi casa sobreposta ao fotógrafo em geral talvez isso não importe, mas eu não tenho essa arte de surpreender, sou surpreendido apenas...
Todas estas casas assim têm lendas que as envolvem em mistérios . Estou certo que esta também depois é só desocultar o véu!
Venham mais casas....
CASASSÂO ROSAS PARA MORDER À NOITE como escreveu Herberto Helder !
o meu obrigado pelo esclarecimento e venham mais casas...
abraço
JDRPM

outubro 19, 2007  

Enviar um comentário

<< Home